Recons IberoCeltica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto dos Brigaecoi - CDPB

Ir para baixo

Projeto dos Brigaecoi - CDPB Empty Projeto dos Brigaecoi - CDPB

Mensagem  M· Diniz Nemetios Dom Jan 12, 2014 7:47 pm

Venho cá compartilhar nosso projeto de santuário, para ser construído assim que pudermos.

A ideia básica do nosso projeto é ter a infraestrutura mínima para a realização adequada de cerimônias iberocélticas (incluindo um eventual sacrifício animal de pequeno porte) de nossa pequena comunidade religiosa. O santuário se insere dentro de nosso projeto geral da infraestrutura para nosso castro e tem previsão de ser construído, caso tudo ocorra bem (especialmente os trâmites financeiros, sob a proteção do senhor Lugus) assim que pudermos.

Geografia Sagrada.
O recinto localiza-se próximo ao topo de uma colina (no topo passa uma estrada) com ampla vista do oeste, do norte e uma vista parcial do sul (o sudoeste abriga um pequeno bosque). No sopé, descendo ao oeste, há uma barragem e mais a norte (ainda no sopé) um fonte entre as pedras. O local possui um alinhamento natural com duas posições do sol no horizonte, no poente do solstício de Inverno (por sobre o cimo de uma colina a noroeste) e com os poentes dos equinócios (no solstício de verão também há um certo alinhamento com uma colina do horizonte, mas os outros dois pontos são mais facilmente identificáveis).

Estrutura básica.

  • Um templo circular com diâmetro de 3m, com 8 ou 9 colunas de 3m metros de altura cada, sustentando o teto (que pode ter uma cúpula central aberta), com uma ara diante de uma pedra central encravada no piso, com fosso para fogo retangular cavado na pedra e com um pequeno furo para libações ligado ao fosso principal por um filete escavado.
  • Dois vãos cobertos de 2x10m com canal de escorrimento de líquidos no piso (para fora do santuário), um, a norte, para acomodação das pessoas e para banquetes (com mesa comprida e bancos); outro, a sul, com pia, área de limpeza geral, pequeno reservatório de água, mesa pequena para preparos diversos, pequenos armários e/ou prateleiras para armazenamentos diversos (copos, pratos, talheres, etc.), estoque de lenha e pequena adega.
  • Dois fossos para fogos externos, um a sul, como pira sacrificial, o outro a norte para cozimento/churrasco
  • Na entrada do santuário deve haver ao menos um reservatório para abluções (o ideal seria dois, um de cada lado)


Imagens e concepção geral.

Base:
Projeto dos Brigaecoi - CDPB Captur10

Esboço manual frontal:
Projeto dos Brigaecoi - CDPB Nemeto15

Idéia do espaço em esboço manual:
Projeto dos Brigaecoi - CDPB Nemeto14

Esboço virtual:
Projeto dos Brigaecoi - CDPB Nemeto12

Outro esboço virtual:
Projeto dos Brigaecoi - CDPB Nemeto13

Orçamento.
A construção seria em alvenaria e pedra, incluindo as colunas, com telhado em folha do tipo brasilite e com acabamento geral em pedra. Considerando o grosso da estrutura (sem os itens posteriores, como bancos, mesa, reservatórios, etc.) o caro ficaria com a mão-de-obra que consumiria mais da metade do valor estimado para a obra (considerando que o santuário teria cerca de 100m²).

Caso nossos camaradas correligionários queiram contribuir com algo em forma de doação para erguermos este templo aos deuses, por favor, entra em nossa página (Brigaecoi.org) e clica em "doar" (botão do PayPal). O que acharam? Sugestões, críticas, dúvidas?
M· Diniz Nemetios
M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

Mensagens : 303
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 37
Localização : Parahyba - Brasil

https://recons-iberoceltica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos