Recons IberoCeltica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Padronizando vestimentas rituais AIB

Ir para baixo

rituais - Padronizando vestimentas rituais AIB Empty Padronizando vestimentas rituais AIB

Mensagem  M· Diniz Nemetios Seg Nov 14, 2016 7:59 pm

Boa noite,

Aproveitando uma conversa desenrolada no nosso último Hangout (13/11/2016), chegamos a uma posição de buscar uma certa unidade básica na vestimenta ritual, mais ou menos como outros grupos e religiões étnicas (em especial ΥΣΕΕ, Romuva e a assembléia nacional Ásatrú da Islândia) terminaram por "padronizar". Não se trata de ditatorialmente definir o que pode, mas de buscar uma espécie de referência comum (talvez alguém diga "guia de estilo") deixando cada grupo localmente decidir ou implementar sobre cores, detalhes, acréscimos ou modificações. E este tópico é, justamente, para discutirmos e fecharmos alguma posição.

Já temos tópicos para discutir e compartilhar nossas pesquisas sobre exemplos históricos (aqui e aqui) é bom lembrar, por isto, para termos de organização, busquemos postar cá imagens mais pragmáticas ou de projetos em si.

Duas considerações prévias:
  • Podemos buscar algo mais "moderno", mas que lembra o antigo (o exemplo são os gregos do ΥΣΕΕ) ou simplesmente reutilizar modelos replicados diretamente dos anitgos (mais ou menos como o caso da Romuva). Particularmente, no caso dos Celtas em geral, e dos da península Ibérica em particular, creio que o sistema básico das "túnicas" seja facilmente atualizável.
  • O sistema simbólico básico da relação entre cores e trifuncionalidade (Branco → Sacerdotes/Intelectuais, Vermelho → Comando/Líder, Guerreiros, Preto → Produtores, lembrando que neste último caso, há mais cores) é interessante de ser observado, também como uma referência, mas não como uma delimitação severa (apesar de que, ao menos na Irlanda medieval, o uso de cores nas vestimentas era regulamentado, como as leis Brehon mostram).


Iniciemos, pois.
M· Diniz Nemetios
M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

Mensagens : 303
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 37
Localização : Parahyba - Brasil

https://recons-iberoceltica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos