Calva - Jogo Tradicional Ibérico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Calva - Jogo Tradicional Ibérico

Mensagem  Manuel Araújo em Sex Jul 29, 2011 8:46 am

Subutá/Slaniá (o que for mais apropriado)

Recentemente fiz uma descoberta interessante enquanto procurava actividades para a minha própria celebraçao de Lugunassatis: trata-se de um jogo tradicional chamado Calva que é jogado em Espanha, mais concretamente em Ávila, Salamanca e Zamora.
De acordo com o site oficial (fazendo tradução do castelhano):

"A Calva era um "desporto" próprio de pastores que se entretiam a atirar pedras a um corno de vaca. Com o passar do tempo, o jogo ficou mais sofisticado e começou-se a substituir o corno de vaca por uma peça de madeira chamada "calva" e a pedra por um cilindro de ferro ou aço chamado "marro". O jogo chama-se Calva devido ao seu lugar de origem, que era conhecido como "Calvero", que era um espaço de terro sem vegetação rasteira, pedras, etc., e indicado para melhor se melhor se poder atirar e evitar que os elementos do jogo fossem perdidos no meio da vegetação."

De acordo com a página da Wiki, o objectivo do jogo é derrubar a calva com o marro, e tal deve ser feito a uma distância de 1.45m. Cada jogador tem até 25 tentativas para conseguir derrubar a calva. O campo do jogo pode chegar a ter 25m de comprimento e 5m de largura.



A calva, anteriormente um corno de vaca, é agora feita de madeira de carvalho e forma um ângulo obtuso, entre 110º e 120º. A parte inferior da calva - e que a mantém erecta - chama-se "zapata" e tem um comprimento de 23cm, enquanto que a parte superior, a "alzada", tem 22cm.



O marro, era antes feito de pedra erodida pelas águas e possivelmente achado em um ribeiro. Hoje é um cilindro metálico ou oval com o nome do seu dono nele gravado. O marro não pode ter mais do que 25cm de comprimento e costuma pesar 2kg ou 3kg.





Ora, de acordo com os dados geográficos providos - e supondo que são verídicos - o Calva poderia ter origem em uma tribo Celta, que habitou a área das actuais Ávila, Salamanca e Zamora.





De acordo com os mapas, acho provável que o Calva tenha origem no seio da tribo dos Vetones e/ou dos Galaicos, a não ser que seja ainda mais antigo, anterior à ocupação Indo-Europeia da Ibéria.

Espero não estar disparatando e que tenha escolhido a categoria própria para postar isto. Smile

Manuel Araújo
Devoto
Devoto

Mensagens : 79
Data de inscrição : 12/05/2011
Idade : 25
Localização : Portugal

http://celtocrabion.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Que ótimo!

Mensagem  M· Diniz Nemetios em Qui Ago 04, 2011 10:57 am

Com certeza um jogo a ser incorporado ao nosso Lugunassatis! Muito grato Manuel!!! Very Happy

(o Jogo do Pau, numa versão batalha campal é algo que gostaríamos de ter também, além de um campeonato de poesia improvisada de acordo com a tradição regional daqui...)

M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 30
Localização : Lagoa Seca, Parahyba - Brasil

http://recons-iberoceltica.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum