Padronizando vestimentas rituais AIB
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Padronizando vestimentas rituais AIB
Boa noite,
Aproveitando uma conversa desenrolada no nosso último Hangout (13/11/2016), chegamos a uma posição de buscar uma certa unidade básica na vestimenta ritual, mais ou menos como outros grupos e religiões étnicas (em especial ΥΣΕΕ, Romuva e a assembléia nacional Ásatrú da Islândia) terminaram por "padronizar". Não se trata de ditatorialmente definir o que pode, mas de buscar uma espécie de referência comum (talvez alguém diga "guia de estilo") deixando cada grupo localmente decidir ou implementar sobre cores, detalhes, acréscimos ou modificações. E este tópico é, justamente, para discutirmos e fecharmos alguma posição.
Já temos tópicos para discutir e compartilhar nossas pesquisas sobre exemplos históricos (aqui e aqui) é bom lembrar, por isto, para termos de organização, busquemos postar cá imagens mais pragmáticas ou de projetos em si.
Duas considerações prévias:
Iniciemos, pois.
Aproveitando uma conversa desenrolada no nosso último Hangout (13/11/2016), chegamos a uma posição de buscar uma certa unidade básica na vestimenta ritual, mais ou menos como outros grupos e religiões étnicas (em especial ΥΣΕΕ, Romuva e a assembléia nacional Ásatrú da Islândia) terminaram por "padronizar". Não se trata de ditatorialmente definir o que pode, mas de buscar uma espécie de referência comum (talvez alguém diga "guia de estilo") deixando cada grupo localmente decidir ou implementar sobre cores, detalhes, acréscimos ou modificações. E este tópico é, justamente, para discutirmos e fecharmos alguma posição.
Já temos tópicos para discutir e compartilhar nossas pesquisas sobre exemplos históricos (aqui e aqui) é bom lembrar, por isto, para termos de organização, busquemos postar cá imagens mais pragmáticas ou de projetos em si.
Duas considerações prévias:
- Podemos buscar algo mais "moderno", mas que lembra o antigo (o exemplo são os gregos do ΥΣΕΕ) ou simplesmente reutilizar modelos replicados diretamente dos anitgos (mais ou menos como o caso da Romuva). Particularmente, no caso dos Celtas em geral, e dos da península Ibérica em particular, creio que o sistema básico das "túnicas" seja facilmente atualizável.
- O sistema simbólico básico da relação entre cores e trifuncionalidade (Branco → Sacerdotes/Intelectuais, Vermelho → Comando/Líder, Guerreiros, Preto → Produtores, lembrando que neste último caso, há mais cores) é interessante de ser observado, também como uma referência, mas não como uma delimitação severa (apesar de que, ao menos na Irlanda medieval, o uso de cores nas vestimentas era regulamentado, como as leis Brehon mostram).
Iniciemos, pois.
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