Projetos de *nemeta em geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Projetos de *nemeta em geral

Mensagem  M· Diniz Nemetios em Qui Nov 17, 2011 11:29 pm

Inicio este tópico com dois projetos livres. Livres por não estarem estritamente sujeitos a metodologia reconstrucionista. São testes mais gerais e puramente modernos. Peço paciência para discutirmos projetos baseados em santuários atestados na Ibéria. Então, deixa-me indicar as diretrizes gerais destes dois projetos.

Delimitações.
Aqui tento sugerir ou por a discussão esquemas para santuários urbanos. E mais, urbanos em áreas diminutas. Parto da consideração hipotética de que em meios urbanos, com o m2 (metro quadrado) caro, não disponha-se de grande terreno, tendo em vista o pouco poder aquisitivo da maioria dos correligionários e dos grupos, etc. Santuários urbanos são cômodos para as pessoas que moram nas cidades e têm suas vidas nelas. Mas, pelo menos para mim, não são ideais. Em todo caso, suponhamos que um tal santuário urbano (de dimensões pequenas) tenha mais probabilidade de acontecer a curto prazo para os grupos formados em torno/ou nas grandes cidades. Como já avisei, neste post, não aterei-me estritamente a uma metodologia reconstrucionista. Faço-o por considerar desnecessário neste caso, de mero "teste" de projeto, além de considerar que seja um protótipo discutível e de fins didáticos, isto o liberta da coerência histórica e o envolve na contemporaneidade. Peço novamente paciência, dos que como eu - ou piores - gostam de coerência histórica. No meu ver, antes de entrar o mérito da construção reconstrucionisticamente adequada de santuários, seria interessante "treinar" em coisas e projetos menos sérios. É basicamente isto.

Pergunta central.
Daí, perguntaria o seguinte: dado um terreno pequeno e um capital delimitado, como construir um santuário público com o máximo de eficácia?

Considerações sobre a construção.
-Acredito que esta deve ser o mais imersa possível nos princípios de Bioconstrução e técnicas ecologicamente adequadas.
-Recorrer a Biocontrução é interessante também por razões metafísicas na harmonização local e melhor interação e fluxo energético.
-Considerando o provável pouco capital, o regime de construção pode ser coletivista/voluntário (como mutirão) e seria interessante despertar entre as pessoas do grupo a consciência de aprenderem algum ofício útil (carpintaria, alvenaria, eletricidade e hidráulica predial, etc.) para este projeto (e para si próprio e sua casa).
-Deve-se pensar bem os recursos básicos (água, etc.), seu melhor aproveitamento e adequado descarte; além de pensar nos detalhes "operacionais" (fumaça de fogueiras, barulhos e vizinhos, etc.), além claro da segurança.

Tendo isto em mente, proponho dois modelos simples (que poderia ser úteis para demais religiões), ei-los.

Pequeno Santuário Urbano Contemporâneo (em terreno de 15x10m).

Um santuário simples murado, quadrado, em forma de edícula, com espaço aos fundos para uma fogueira ou altar ao ar livre (podendo ser um santuário diminuto), dois banheiros, uma área para serviços/depósito e cozinha.

Planta-baixa geral:

Provável aparência (sem o teto)

Vista traseira

Vista de frente

Santuário Urbano Contemporâneo (em terreno de 20x15m).

Espaço murado composto de dois santuários circulares, um feito em forma de casa céltica clássica (castreja) e outro um santuário aberto; com maior área de trânsito, pátios e provável espaço para crianças, cozinha e espaço para banquetes, dois banheiros, além de sala de reuniões (com videoteca acoplada) e biblioteca com sala de estudos.

Planta-baixa:

Provável aparência (sem teto):

Vista trazeira.

Vista frontal.

Utilizei um programa amador, além de que eu próprio sou mais do que amador em desenhar plantas baixas e provável que haja vários erros. Por isto estou compartilhando isto no fórum. Estes são protótipos a serem criticados, desmontados, etc. Por favor, não poupa críticas e sugestões. Opina, pois!

Última edição por M· Diniz Nemetios em Dom Maio 19, 2013 12:28 pm, editado 1 vez(es)

M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

http://recons-iberoceltica.forumeiros.com

Re: Projetos de *nemeta em geral

Mensagem  Manuel Araújo em Sex Nov 18, 2011 2:41 pm

Saudações!

Começo por te felicitar (novamente) por esta ótima ideia! Acredito que com um impulso próprio e boa difusão entre os círculos politeístas celtas do Brasil a ideia pode pegar. Very Happy

Quanto a questões estruturais, quais são os teus planos? Achei que seria interessante usar os materiais de construção da Antiguidade, como madeira, pedra, lama, "thatch", etc, mas não sei se tal seria permitido devido a hipotéticas questões de segurança, além de que não há muita gente que sabe como construir assim e daria bastante trabalho a renovar. Já que se trata (creio eu) de um santuário celtibérico, porque não construir tendo como base o que se conhece da arquitectura da subcultura (exemplo abaixo)?
E reparei que não existe uma cova para oferendas no santuário exterior. Planeias fazer uma?

A decoração também seria algo a ponderar. Se eu planeasse construir um nemeton fechado, gostaria de o pintar por dentro com simbologia religiosa e tal. Como na Celtibéria a arte não progrediu (penso eu) para o estilo Lá Tène, o estilo a usar seria o Hallstat, buscando inspiração nas vasos encontrados pelas equipas arqueológicas.

Quanto ao meu nemeton, primeiro deixo aqui duas imagens feitas com o Paint, pois não disponho de um programa como o teu para projectos arquitectónicos.

[img] [/img]

Leganda: Acima, a localização do nemeton no contexto da minha casa.
Abaixo, plano do interior do nemeton actual.

[img] [/img]

Gostaria de no futuro, quando tiver a casa só para mim, de acrescentar mais algumas coisas e de aumentar o tamanho do nemeton em sim.
Algo que já tenho planeado, é plantar um carvalho (Quercus pyrenaica) no interior, possivelmente do lado esquerdo do altar, servindo como uma representação da árvore do mundo Celta *belyo-, em gaulês Bilion e celtibérico (creio eu) Belion.
Estou na dúvida se devo erigir um muro interior atrás da vala que delimita o perímetro ou não, assim como se devo usar postes ou pedregulhos para ladear a entrada e/ou em mais algum lugar.
E, já agora, "anta" é mesmo uma palavra de origem Celta?

Iaccá ad te!

Manuel Araújo
Devoto
Devoto

http://celtocrabion.wordpress.com

Mensagem  M· Diniz Nemetios em Sab Nov 19, 2011 12:07 pm

Saudações Manuel, agradeço desde já e te felicito igualmente. Passarei o nome do software para Windows em MP, ok?

Vamos lá.

Sobre os materiais, justamente, é o que a Bioconstrução propõe, vê lá a respeito.

Manuel Araújo escreveu:Já que se trata (creio eu) de um santuário celtibérico, porque não construir tendo como base o que se conhece da arquitectura da subcultura (exemplo abaixo)?
Primeiro, não é bem um templo celtibérico, seria um hispano/iberocéltico contemporâneo mais geral. O primeiro segue uma estrutura de telhado como o postado por ti (de uma casa de Numância, celtibérica, pois) - daí disse que seria no modelo de edícula, na verdade de uma fanum romano (com telhado do tipo "duas-águas", como chamam aqui) com espaço para fogueira ou pequeno altar ao ar livre, por trás. Já o segundo, o santuário coberto propriamente dito é nos moldes das casas castrejas (célticas da idade do ferro, portanto, as "clássicas"), redondas/arredondadas. Smile

Manuel Araújo escreveu:E reparei que não existe uma cova para oferendas no santuário exterior. Planeias fazer uma?
Então, os santuários célticos geralmente comportam três tipos de "passagens para o outromundo": por exposição direta no recinto sagrado (mastros/postes, árvores, paredes, entradas, etc.) inumação em covas, valas ou fendas e pela pira sacrifical. Fora estes modos, resta a prática clássica de submersão na água que era feita em santuários próximos a rios, lagos, etc. Isto pode ser ortopraticamente transformado, em contextos urbanos, pelo depósito em poço. Mas em relação aos santuários propostos, pensei mais no espaço para a pira e exposição direta, mas em ambos (talvez mais propriamente no segundo) há local para ter um fosso ou poço seco para oferendas, é ver onde. Planejemos, pois.

Sobre teu santuário, parabéns. Parece muito bem alinhado. Pode-se sugerir a cova/fosso mais a oeste (devido a concepção insular, e provavelmente céltica clássica de tal direção com o acesso ao outromundo). No mais, para circundação (neste tipo de santuário em formado retangular) uma mureta de pedras (mas neste caso, chamaria mais atenção, certo?) como base (inclusive, futuramente, poder-se-ia erguer uma estrutura de postes de madeira para sustentar um telhado) - talvez para algo como a construção fechada de Gournay sur Aronde:

Ou com um telhado quatro-águas com compartimento superior (para saída da fumaça no telhado), como alguns fana galorromanos:

ou

Aliás, Manuel, sobre templos redondos na Gália veja esta reportagem e esta reconstituição.

Manuel Araújo escreveu:E, já agora, "anta" é mesmo uma palavra de origem Celta?
Antes que esqueça, o celtibérico não registra normalmente finais em -n, antes adota o arcaico -m, ao menos que seja de temas neutros em nasal, que não é o caso de *belyo-, que em celtibérico seria beliom. Sobre "anta", sim. Em Protocéltico *anto- é "borda, limite", daí a noção de fronteira metafísica. vd. MATASOVIĆ, 2009, p. 39 (inclusive o termo está atestado em gaulês, talvez seja um neutro, do tipo "antom", nominativo plural "anta") e provável origem do sobrenome d'Antas > Dantas. Wink

Inté!

M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

Mensagem  Manuel Araújo em Ter Nov 22, 2011 7:56 pm

Muito obrigado! Very Happy Talvez um dia possa concluir o meu plano de construção e possa colocar fotos aqui.
Vou sim transladar a cova das oferendas mais para Oeste, tinha-me esquecido da associação com o Outro Mundo e não tinha a certeza se Nodonts iria gostar ou não (na mitologia Irlandesa Nuada vem do Oeste e acho que seria algo universal) pois não conheço bem os atributos dele.
Quanto à estrutura com telhado, não sei não... gostaria/preciso de poder olhar o céu durante os lítoues e um telhado obstruiria a minha vista. Mas seria útil em tempos de chuva, especialmente para manter o aidu aceso.

três tipos de "passagens para o outromundo"

Não utilizaria esta expressão, mas concordo com a razão do uso dela. Razz São, mais objectivamente, "passagens para os domínios dos Deuses", que podem ser três mesmo, cada tipo/localização da deposição de oferenda ou sacrifício seria como veículo para transportar as ditas cujas para um dos três mundos:
- *albiyo- (fogo por excelência)
- *bitu- (árvores (?), mastros, etc)
- *an-dumno- (?) (fossos, rios, lagos, etc)

Temos ainda a questão do túmulo recém-descoberto - [url=aqui]http://www.heritageportal.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=974%3Aan-early-celtic-qstonehengeq-discovered-in-the-black-forest&catid=3&Itemid=638&lang=pl[/url] - que contém um calendário e a possível inclusão de "monumentos" que estejam orientados para fenómenos celestiais específicos, como solstícios, equinócios...

Manuel Araújo
Devoto
Devoto

http://celtocrabion.wordpress.com

Mensagem  M· Diniz Nemetios em Qui Nov 24, 2011 2:33 pm

Sim, de fato, há este monumento recém descoberto Very Happy !

M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:49 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: