Recons IberoCeltica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ambivolciā - Ambiuolkiā

Ir para baixo

Ambivolciā - Ambiuolkiā Empty Ambivolciā - Ambiuolkiā

Mensagem  M· Diniz Nemetios Seg Jan 23, 2012 10:05 am

Bem, primeiramente, esta é uma festividade de forte cunho doméstico. O que tentarei abaixo é apresentar uma diretriz geral do que pode ser feito no âmbito doméstico para a festividade. Para compreender o que abaixo se segue é mister ler [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. Não prossiga sem o ler.

Esboço geral.

  1. Na véspera, a casa começa a ser enfeitada desde antes de cedo, o repositório do fogo doméstico (lareira, fogão, fogareiro no altar, etc.) é limpo (e pode ser feitas preces enquanto ou depois), e as ferramentas de trabalho são igualmente limpas. Ao anoitecer as ferramentas são postas para receberem o sereno da noite (o que der, claro, o que não der sob a pena de dano, deve ser simbolizado) e inicia-se a confecção dos amuletos domésticos: suásticas ou rodas solares feitas de hastes de trigo, palha, etc. O local do fogo doméstico é enfeitado e preparado para o acendimento do fogo.
  2. Antes do nascer do sol, prepara-se o acendimento do fogo doméstico e canta-se um hino e prece (pedindo que a força curadora e solar, inspiradora, purifique e traga vigor, disposição e iluminação para a casa e os familiares) a *Deusa-do-Fogo-Doméstico e acende-se o fogo, ofertando algo (azeite extra-virgem ou incenso) a deusa na chama ao nascer do Sol. Os amuletos domésticos são trazidos para receberem os primeiros raios solares.
  3. Assim que a água purificada for obtida (seja após a procissão comunitária, ou peregrinação à fonte/nascente/poço; ou caso nada disso seja possível, pode-se recorrer ao uso de água mineral consagrada), o chefe da casa reúne todos em pequeno rito no altar doméstico, onde os amuletos domésticos são abençoados pela aspersão de água e é ofertado (música, incenso, poemas, artesanatos) à deusa, rogado por preces e por limpeza dos males; os amuletos são posicionados atrás da porta de entrada da casa (e caso haja na de saída para o quintal, etc.); as pessoas da casa devem banhar-se, e a casa deve ser lavada/limpa (se for o caso, varrido e depois lavado). A casa é arrumada, etc.
  4. Pode ser preparado um almoço/manjar especial no dia, tendo comidas e temperos tradicionais da festividade (laticínios, massas, alecrim, sálvia, etc.) oferecendo um brinde à deusa. É interessante que o fogo doméstico esteja acesso por todo o dia, do nascer ao pôr do sol.
  5. Ao anoitecer, pode ser acesa uma pequena fogueira e serem dedicados a deusa parte dos enfeites domésticos de palha/trigo, etc. sendo consumidos pelo fogo. Também pode haver uma confraternização, com bebida, amigos e música ao redor da pequena fogueira.


No momento mais adequado, como já indicado, participa-se da cerimônia comunitária.

Enfeites e preparativos.

  • Símbolos: (ligadas a iconografia romana): deusa com elmo e lança, escudo e lanças cruzadas (pode ser colocados na parede de fronte ou acima do altar, ou na sala), (mais "tradicionais") face tríplice, tríplice fogo, suástica ou roda solar, etc.
  • Boa parte dos enfeites de suásticas e rodas solares podem ser feitos de palha, capim seco e trigo, etc. colocados sobre o altar doméstico, sobre portas dos quartos e arranjados na sala de visitas, etc.
  • As oferendas e o combustível do fogo doméstico devem ser cuidadosamente pensados e preparados; caso se deseje, pode-se tentar tornar a chama alimentada de forma mais "pura" com azeite e materiais mais leves e naturais.
  • Caso se utilize água mineral, o chefe da casa ou sua esposa devem consagrar/despertar a água anteriormente por um processo tradicional ou outro que seja igualmente eficiente.
  • Parece importante o uso de músicas e hinos nesta festividade, assim como pode-se reservar um espaço para consagração de instrumentos musicais ao nascer do sol, etc.


Bem, basicamente creio que seja isso. É um modelo geral que pode ser adaptado, etc. Por favor, fica a vontade para comentar, criticar, sugerir, perguntar, etc.
M· Diniz Nemetios
M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

Mensagens : 303
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 37
Localização : Parahyba - Brasil

https://recons-iberoceltica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos