Recons IberoCeltica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Deuses da Galécia do Sul

Ir para baixo

Deuses da Galécia do Sul Empty Deuses da Galécia do Sul

Mensagem  M· Diniz Nemetios Seg Abr 18, 2011 12:49 pm

(por Marcílio Diniz Nemetios)

·Bandā ou Bandis (BANDA, BANDIS, BANNIS)
Etim.: vd. Bandus
Nat. Func.: aspecto feminino do deus Bandus de caráter tribal, associado a entrada ao Outromundo, à proteção das águas e nascentes que nutrem a comunidade, a boa sorte, riqueza e sucesso, a casamentos, harmonia familiar e bons relacionamentos.
Símb.: ?

·Bandus (BANDVS, BANDIS, BANDVA, BANNIS)
Etim.: *bandi- "pingo, fluir, manar", ou *bend- "ligar, atar" ou *bandu- "melódico, sonoro", ou ainda de *gʷheid- "forte, inchado"
Nat. Func.: deus tribal-comunitário e supra-regional, associado a proteção armada da comunidade, lar, família, a guerra, laços e compromissos comunitários (o que inclui provavelmente, justiça e contratos), educação dos guerreiros e virtudes morais, proteção dos campos e fontes comunitárias de sobrevivência (o que inclui arroios, riachos, etc.).
Símb.: caninos, torque, víria (?) , caprinos (bode em especial?)

·Candeberonios (CANDEBERONIOS )
Etim.: **kande-berounyo- < *kando-berawn-yo- “o que porta a luz cândida, o brilho” ou de *kando-ber-on-yo- “o grande portador da luz cândida, brilho”.
Nat. Func.: é provável que tal nome consista num epíteto tribal-local de uma divindade, talvez o próprio Rēus (o outro epíteto é *kaito-rād-e-yo- “o que fala pela mata” ou *kaito-rātyo- “do curso da mata”); deus provavelmente associado ao céu (possivelmente ao sol ou, mais propriamente, a lua), as mudanças sazonais, fertilidade celeste (o que pode incluir o brilho do raio) e talvez aos bosques e vida selvagem.
Símb.: círculo (?), raio de luz (?)

·Cossus (COSSVS, COSSOS, COSOS, COSVS, CVSOS)
Etim.: *kotsu- "que causa incisão, corte" ou *kond-s-u- "o que flameja, queima" ou *koχsu- "articulador"
Nat. Func.: deus tribal e supra-regional, associado a guerra, liderança no campo de batalha, virtudes morais guerreiras, fúria (provavelmente, ao ardor brioso e frenesi guerreiro), a diplomacia e unidade militar; provavelmente associado a minas (a ferraria e trabalho em metal) e zonas costeiras (ao mar e aos ventos).
Símb.: cão, espada (?), lobo (?) , caprinos (?)

·Crougiā (CROVGA, CROVGEA, COROVGIA, CROVCIN?)
Etim.: *krouk-yā "aquele do monte, pilha de pedras"
Nat. Func.: divindade supra-regional, associada aos montes, penhascos, lajedos, fronteiras e terrenos, as mudanças sazonais, riqueza do solo, bênçãos e prosperidade; e provavelmente à magia, as forças incontroláveis da terra (pragas, animais selvagens, etc.) e ao outromundo.
Símb.: chifre (?), porco/javali (?), teixo (?)

·Dēvās Nemucelaecās (DEIBAS NEMVCELAECAS)
Etim.: **deiwās nemukelaikās < *deiwās nemo-kel-ākās “as deuses que escondem o veneno” ou de *deiwās nemo-kell-ākās “as deusas que acertam o veneno” (ou ainda de *-keil- “companheiras” ou de *-kely- “morte”) ou de *deiwās nemos-keil-ākās “as deusas acompanhantes do céu” (*nemu- pode vir do PIE *nem- que tanto pode significar “por em ordem, contar” como “atar, unir, ligar” num sentido religioso vd. POKORNY, 2007. p. 2185-2187)
Nat. Func.: designação genérica para deusas tribais de provável cariz celeste, talvez associadas as estrelas, ao (acesso ao) outromundo e/ou a cura, restauração.
Símb.: ?

·Durvēdicos (DVRBEDICOS)
Etim.: *dūro-weid-iko- "o de conhecimento duro" *duro-weid-iko- "o que o conhece a passagem/portal ou ainda de *druweyd-iko- "druídico, deus druídico"
Nat. Func.: deus tribal-local, provavelmente associado a passagens, caminhos, acessos ao outromundo; talvez também ao fogo como mensageiro, conhecimento (e atividades profissionais relacionadas, talvez as artes em geral) e florestas de carvalho.
Símb.: porta, carvalho (?)

·Lidā (LIDA)
Etim.: *φlitā “expandida, espalhada”, equivalente preciso da deusa Indo-européia *Plith2-wih2.
Nat. Func.: deusa tribal-local, associada a terra, a fecundidade, muito provavelmente a deusa correlata a gaulesa Litauī, a Terra, sendo pois interpretada como a romana Tellus ou Terra Mater e a grega Gaia. Ou ainda talvez esteja relacionada a renovação primaveril da vegetação, flores, aos animais selvagens; talvez associada a beleza e jovialidade.
Símb.: flores (?), desgelo (?)

·Līmiā (LIMIA)
Etim.: *līmo-yā "aquela da inundação, que inunda"
Nat. Func.: deusa tópica-local do rio Lima, associada ao acesso ao outromundo (que o mundo antigo relacionou com o rio do outromundo que os gregos chamavam Lethes e os romanos Obliuium).
Símb.: o Rio Lima

·Matres (MATRES)
Etim.: *matīr "mãe"
Nat. Func.: divindades supra-regionais, geralmente apresentadas em trio, associadas a maternidade, nutrição, amamentação, fartura, proteção familiar e das esposas; talvez estejam associadas também ao destino, morte e a maternidade tribal. Há quem defenda que cada uma das três Matres possuíam funções diversas com base na epigrafia da Gália (vejam aqui), sendo uma propriamente associada a maternidade, amamentação e gravidez, outra (de aspecto anciã de cabeça completamente coberta) velando sobre os costumes familiares, partos e talvez o destino e morte, e outra associada a fartura e prosperidade doméstica em geral.
Símb.: trio de mulheres de roupas longas com um seio amostra, parteiras, cobras (?), leite (?)

·Naviā (NABIA, NAVIA)
Etim.: *nawyā "a que flutua sobre a água" ou *nawi-yā "a do vale" ou nāw-yā "vale em forma de nave"
Nat. Func.: deusa supra-regional triforme, associada (1) a soberania, comando, plenitude da terra, providência natural/sazonal; (2 - aspecto *Coronā) proteção militar, Outromundo e acessos aquáticos a este (inclusive fontes e poços), e (3 - aspecto *Nymphā) florestas e lugares ermos, animais selvagens, lua, viço primaveril (provavelmente também associada a partos/nascimentos e a castidade ou em contra partida a fecundidade sexual e fertilidade) .
Símb.: pomba (branca), maçã (?), lua crescente (?), bosque, rio e monte (?), coelho-lebre (?)

·Nimedos (NIMMEDOS)
Etim.: *nemeto- "sagrado, nobre"
Nat. Func.: deus tribal-local, associado a proteção militar (cujo epíteto *ad-sed-y-āko-, “que para, interrompe, cessa [as invasões?]”), a proteção dos santuários, a guerra; provavelmente também associado a justiça, as nuvens, ventos e a proteção das leis.
Símb.: espada (?), mão direita (?)

·Ocaeris (OCAERIS)
Etim.: *okero- "afiado, penetrante, perspicaz" ou *okairo- "agudeza, perspicácia” ou de *ok-kairā "baga/fruto agudo"
Nat. Func.: deusa tribal-local; talvez associada a intuição, inteligência (aprendizado de ofícios, inspiração e talvez a profecia); ou talvez aos frutos e a vegetação local.
Símb.: chama doméstica (?), frutos silvestres (?)

·Quangeios (QVANGEIOS, QVAMGEIOS *inscrição duvidosa) - IE
Etim.: *kuwón-C > *kuwan-kē-yo- "canino" (PRÓSPER, 2002, p. 310) ou de *kuφo-angyo- "estreito/passagem do monte"
Nat. Func.: divindade supra-regional, associada a fertilidade, fecundidade do solo, terras e prosperidade; provavelmente associado ao outromundo, regeneração, mudanças dos ciclos sazonais, talvez a magia e ao governo no mundo dos mortos; talvez ainda tenha alguma relação com o deus Tongos (por causa do seu epíteto **tanngo- < *tanko-) e desempenhe alguma função primordial.
Símb.: caldeirão, clava/martelo (?), maçã (?)

·Rēus (REVS, REVVS, REOS, REVIS)
Etim.: *reu-, rēu- "murmúrio, bramado, rio"; *rewǝ-, *rewu- "espaço aberto" ou *rewi- "intervalo de tempo, duração"
Nat. Func.: deus supremo e supra-regional (de muito provável função primordial na cosmogonia), associado ao céu, nuvens e as águas celestes (e provavelmente ao trovão) e águas benéficas em geral (incluindo termas, quando recebe o epíteto *borman-iko- “borbulhante”), ao cômputo do tempo (pela lua e astros em geral), mudança das estações e fertilidade de origem celeste, assim como a vitória e equilíbrio celeste.
Símb.: roda raiada, nuvem pesada (provavelmente o raio e talvez uma clava), montanha, rio colérico, touro e o carvalho.

·Rēvā (REVA, REA)
Etim.: vd. Rēus.
Nat. Func.: Aspecto feminino ou divindade par do deus Rēus, deusa supra-regional (de provável função primordial na criação), associada as águas correntes, acessos ao Outromundo, criação, nutrição e fertilidade "aquática", assim como, provavelmente, ao amor e a virtudes conjugais.
Símb.: rio corrente, vaca(?)

·Senaecos (SENAICOS)
Etim.: *senāko- "antigo, ancestral"
Nat. Func.: provavelmente seja um epíteto tribal de um deus primordial relacionado a raça humana (um dos gêmeos Indo-Europeus *Manu- ou *Yemo-, ou de *Aryomen-?) ou ainda a algum deus dos mais cultuados (Rēus, Quangeios ou, menos provavelmente, Bandus); provavelmente ancestral dos humanos e/ou do grupo étnico, associado ao outromundo, morte, nascimento, continuidade sanguínea; talvez ao governo dos mortos ou recepcionamento dos finados.
Símb.: cabeça humana/crânio (?), teixo (?), maçã (?)

·Sūliās (SVLEAS)
Etim.: *sūli- "sol, olho"
Nat. Func.: divindades tópicas, provavelemente associadas a deusa galo-britônica Sūlis/Suleuiā; associada a medicina, cura, fontes e nascentes, possivelmente aos aspectos benéficos e curadores do sol, a cura dos problemas de visão, a nutrição e maternidade, assim como talvez aos inícios nos ofícios, artes e a proteção.
Símb.: suástica, poço (?), sol (?)

·Tongos (TONGOS)
Etim.: *tungo- "juramento" ou *tanko- "paz"
Nat. Func.: divindade local-tópica, associada a acessos ao outromundo (em especial fontes e poços), provavelmente associada a acordos, juramentos, a proteção mágica (e armada, e talvez com a forja), assim como possivelmente associada a fertilidade; há a possibilidade de ser um aspecto do deus Quangeios mais associado ao armistício e aos juramentos me geral.
Símb.: martelo, fonte de pedra

-Prováveis epítetos que as vezes são tomados como teônimos:
·Provavelmente do deus Bandus:
*Brigos > *brigo- “poder(oso), elevado”
*Tamiobrigos > *tam-yo-brigo- “com poder de morte, mortífero”
·Provavelmente do deus Bandus, Cossus ou Nimedos:
*Tarvucēlis > *tarwo-keilyo- “companheiro do touro” ou *tarwo-kello- “golpeador do touro/táurico”
·Provável epíteto do deus Bandus ou do deus Quangeios:
*Turiācos > *turi-āko- "o da torre fortificada"

-Deuses específicos dos Zoelae:

·Āernos (AERNOS, ERNOS)
Etim.: *āyer- "dia, manhã" (POKORNY, 2008. p. 252) > *āyerno- "diurno, matutino"
Nat. Func.: divindade tribal, deus supremo dos Zoelae, celeste e primordial; provavelmente associado às nuvens, ventos, ao cômputo do tempo e as mudanças atmosféricas em geral, assim como a fertilidade de origem celeste e talvez ao brilho solar.
Símb.: céu

·Albocelos (ALBOCELOS)
Etim.: *albo-kelo- "altura alva; branco oculto" ou *albo-kello- "golpeador alvo" ou de *albo-okelo- "promontório branco"
Nat. Func.: divindade tribal-local, provavelmente relacionada a um monte específico e a vegetação deste, a proteção e defesa; ou talvez ao sol (e a atividades relacionadas as artes, ofícios, etc.)
Símb.: morro, círculo (?)

·Densos (DENSOS)
Etim.: *dens- "denso, compacto, forte" (POKORNY, 2008. p. 591) ou de *dṇs-u- "o que é capaz, talentoso, possui força mágica" > *densos- "talento, força mágica/mental" (REDENTOR, 2008. p. 112)
Nat. Func.: divindade tribal, provavelmente associada à habilidades, ofícios, magia, caminhos, ao fogo, luz, erudição e atividades intelectuais (o que inclui augúrios); talvez relacionado também com conquistas, força e prosperidade.
Símb.: caldeirão (?), bastão (?), corvídeos (?)

·Laesos (LAESOS)
Etim.: *lai- > *layes- (POKORNY, 2007. p. 1831) "largo, fértil" ou de *leis- (REDENTOR, 2008. p. 111) "rego, rasgo na terra"
Nat. Func.: divindade tribal-local, provavelmente relacionada a vales, fendas ou penhascos; possivelmente também relacionado a prosperidade, mudanças sazonais, vegetação, outromundo e aos mortos.
Símb.: ?


Possível modelo panteônico.


1. Deuses primordiais, de acordo com o modelo Indo-Europeu:
*Dyēus Ph2tēr - Rēus
*Deiwos - Rēus ou Nimedos? | Āernos
*Plth2wih2 - Lidā, Naviā
*Perkʷunos - Rēus ou Quangeios? | Densos
*H2eus(os) - Dēvās Nemucēlaecās, Sūliās?
*PriHeh2 - Matres, Lidā?
*Deh2nu- - Rēvā, Līmiā
*Welnos - Senaecos ou Crougiā? | Laesos?
*Gêmeos: *Manu- & *Yemo- (*Aryomen-) - algum seria Senaecos? | *Seh2ul & *Meh1not – Albocelos? & Candeberonios/Naviā (Nymphā)? | *Ekʷo- - ?
*H2epom Nepots - Cossus?
*Peh2uson – Durvēdicos, Crougiā?

2. Deuses tribais de acordo com um modelo Céltico continental:
*Guerra, proteção, política, alianças, cidadania: Bandus (>Toutātis)
*Guerra, exércitos, justiça, liderança: Bandus, Nimedos (>Noudans, Camulos)
*Famílias, casamentos, harmonia conjugal: Bandis, Matres (>?)
*Maternidade, família, destino, partos, morte, virtudes conjugais, prosperidade doméstica: Matres (>Matres/Matronās)
*Metalurgia, fúria de batalha, iluminação (talvez aos serviços marítimos): Cossus (>Gobannū e Camulos)
*Negócios, dinheiro, prosperidade, conquistas, caminhos, habilidade: Durvēdico ou Tongos, Crougia? | Densos (>Lugus)
*Eloqüência, música, força, cura solar (e profecia): ? | Albocelos (>Ogmios e Grannos, Belenos)
*Medicina, cura, início nos ofícios/inspiração, chama doméstica: Sūliās, Ocaeris (>Sūlis, Brigindū)
*Nutrição, fecundidade, fertilidade em geral: Naviā (>Rosmertā, Eponā)
*Sexo, magia feminina (e profecia), fertilidade, proteção armada: Ocaeris, Naviā? (>Nemetonā)

3. Deuses tópicos
*Lidā
*Ocaeris
*Sūliās
*Tongos?

a) deuses de maior devoção na antiguidade na Galécia do sul:
-Rēus, Bandus, Cossus, Naviā.

-----
Fontes:

DELAMARRE, Xavier. Dictionnaire de la langue gauloise. Paris: Editions Errance, 2003.
D'ENCARNAÇÃO, José; GUERRA, Amílcar. The current state of research on local deities in Portugal. In: ARENAS-ESTEBAN, J. A. (org.). Celtic religion across space and time. Toledo: Junta de comunidades de Castilla-la Mancha, 2010.
HISPANIA EPIGRAPHICA: http://www.eda-bea.es/
MALLORY, J. P.; ADAMS, D. Q. The Oxford introduction to Proto-Indo-European and Proto-Indo-European world. Oxford: Oxford University Press, 2006.
MATASOVIĆ, Ranko. Etymological dictionary of Proto-Celtic. Leiden/Boston: Brill, 2009.
PEDREÑO, Juan C. O. Los dioses de la Hispania céltica. Madrid: Universidad de Alicante, 2002.
POKORNY, Julius. Proto-Indo-European Etymological dictionary: A Revised Edition of Julius Pokorny’s Indogermanisches Etymologisches Wörterbuch. Indo-European Language Association, 2007
PRÓSPER, Blanca M. Lenguas y religiones prerromanas del occidente de la Península Ibérica. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2002.
REDENTOR, Armando. Panorama da Teonímia Pré-romana em Trás-os-montes Oriental. In: D'ENCARNAÇÃO, José (org.). Divindades indígenas em análise. Coimbra/Porto: Centro de estudos arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, 2008. p. 105-124.
Revista E-KELTOI. Volume 6: the celts in the Iberian Peninsula: http://www4.uwm.edu/celtic/ekeltoi/volumes/vol6/index.html
Revista PALAEOHISPANICA: revista sobre lenguas y cultura de la Hispania Antigua, números 5-10. Zaragoza: Instituicíon "Fernando el Católico", 2005-2010.
Revista STUDIA CELTO-SLAVICA. Łódź: Societas Celto-Slavica, 2009.
UNIVERSITY OF WALES. Proto-Celtic - English wordlist. 2002: http://www.wales.ac.uk/en/CentreforAdvancedWelshCelticStudies/ResearchProjects/CompletedProjects/TheCelticLanguagesandCulturalIdentity/CelticLexicon.aspx
WEST, M. L. Indo-European Poetry and Myth. Oxford: Oxford University Press, 2007.


Última edição por M· Diniz Nemetios em Ter Jul 17, 2012 9:27 pm, editado 3 vez(es)
M· Diniz Nemetios
M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

Mensagens : 303
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 37
Localização : Parahyba - Brasil

https://recons-iberoceltica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Deuses da Galécia do Sul Empty Em inglês:

Mensagem  M· Diniz Nemetios Dom maio 15, 2011 5:36 pm

Em documento PDF no Scribd:
http://pt.scribd.com/doc/55489894/South-Gallaecian-Gods

Qualquer correção, farei logo aqui neste tópico no fórum. Fiquem a vontade para comentar e relatar experiências pessoais.
Wink

Inté!
M· Diniz Nemetios
M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

Mensagens : 303
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 37
Localização : Parahyba - Brasil

https://recons-iberoceltica.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos