Matres (originário da lista Recons IberoCeltica)
2 participantes
Página 1 de 1
Matres (originário da lista Recons IberoCeltica)
Da autoria de M. Diniz Nemetios
(Segunda-Feira, 9 de Maio de 2011)
Saudações!
Fiz algumas pequenas correções (vejam no fórum: "religião e costumes" > "religião e costumes" > "deuses e deusas") e de uma delas, me veio umas idéias que gostaria de compartilhar aqui:
Sobre as Matres/Matronás.
De fato, acabo de constatar que tais deusas foram pancélticas: adoradas da Gália, Britônia e na Ibéria (da Celtibéria, a Galécia, a Lusitânia e a Bética-Vetônia). Na Ibéria num relevo encontrado na atual região de Orense, Galícia, as deusas são apresentadas em três: http://www.eda-bea.es/helper/img_wrapper.php?copy=+http%3A%2F%2Fwww.uwm.edu%2FDept%2Fceltic%2Fekeltoi%2Fvolumes%2Fvol6%2F6_6%2Fimages%2Ffig07_300.jpg&img=18693.jpg
No verso da ara, há duas figuras humanóides (e o que parece ser uma cabeça humana junto ao chão, no meio das duas) em gestos que eu (EU) identificaria como um tipo de variação de umas imagens do sul da Ibéria para a proteção da gravidez: mão esquerda fechada, braço curvado sobre o busto, braço direito estendido por sobre a barriga e mão aberta em direção ao ventre - neste caso galaico, temo um dos braços (talvez o direito) estendido sobre a barriga (meio que segurando o barrigão) e o outro braço estendido para o lado (em sinal de saudação?). Faria todo sentido: a ara fora construída como ex-voto, vejamos:
MATRI[BVS]·CIVITA[TIS]·(PR[O])
AMACE·AVI[TE]
TACIVS·ET·TA[PILA]
TAPILA·TACIV[S]
V[OTVM]·S[OLVERVNT]·L[IBENTES]·(M[ERITO])
Ou seja:
"às Mães da Cidade, em favor de Amax/Amacis¹ hereditária/antiga. Tacius e Tapila, Tapila e Tacius solveram o voto de boa mente pelo mérito (das deusas)"
---
¹fico suspeitando da transcrição, por exemplo, poderíamos ter ao invés de um nome próprio "Amax/Amacis" tivéssemos "amícé", "amaté"...
Um voto feito em favor da continuidade hereditária - fecundidade, boa gestação e bom nascimento - da tal Amax, feita por Tapila e Tacius (prováveis interessados - pais da dita cuja?).
Na Ibéria, pois, foram adoradas nas seguintes localidades: http://eda-bea.es/pub/list.php?refpage=%252Fpub%252Fsearch_select.php&quicksearch=matribv
---------------------
Analisando algumas das imagens mais famosas, como...
...a das Aufaniae:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/AUFAN1.jpg
E essa:
http://www.livius.org/a/1/germania/matres.jpg
Ou ainda:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Bibracte_Deesses.jpg
É de se pensar, principalmente pela imagem dos Bribactes (a que melhor distingue diferenças entre as 3), que cada uma das três Mães tenha uma função específica.
1. Mãe com criança no colo - com roupa composta de mulher casada, seio direito à mostra para amamentar a criança, cabelos trançados presos e parcialmente cobertos (moda de mulher casada, também bem composta).
2. Mãe com pergaminho no colo (hoje a faríamos com um laptop... ok, desculpe a piadinha) - também com o seio direito à mostra, roupa composta de mulher casada e cabelo todo coberto, o que pode indicar basicamente duas coisas: velhice ou queda de cabelo (que no mundo antigo, também se relaciona a velhice...)
3. Mãe com pátera/vasilhame e outro objeto não claramente identificado - também vestida como mãe de família/casada, bem composta, seio direito também a mostra e cabelo similar ao da primeira mãe. Talvez seja representada grávida:
http://jblstatue.com/pictures/t_matronae.jpg
Ora, o que isto nos diz?
1. deusa Mãe associada à amamentação, nutrição, criação dos filhos e a.
2. deusa Mãe associada as virtudes morais da esposa, talvez a educação e penso que, provavelmente, ao destino pessoal, morte e outromundo.
3. deusa Mãe associada ao bem estar doméstico, prosperidade e felicidade conjugal - daí também estar associada à gestação, geração e fecundidade reprodutiva feminina.
Um Wiccano, poderia tentar encaixá-las no modelo Donzela-Mãe-Anciã: boa sorte.
Neste sentido, as Matres ou Matronás, devem ter sido cultuadas não só no âmbito doméstico (estou falando de generalidades, em alguns povos majoritariamente, noutros nem tanto), mas no tribal (temos uma inscrição na Galícia dedicada às Matres Callaecas - as mães dos Callaecos) também, além do fenomenológico (novamente, talvez mais entre alguns povos e menos entre outros) - a julgar pelas cestas com alimentos e frutas, símbolos da fartura e prosperidade da terra. E claro, por que não, aos destinos pessoais... o aspecto tríplice de mulheres maduras ecoa as Nornas germânicas, as Moirai gregas...
Em relação as germânicas, há algo interessante: uma delas (Skuld, se não me falha a memória) é a responsável pelo futuro - e a mais diretamente responsável pelo destino do que existe - e possui um pergaminho, além de viver de cabeça coberta/encarapuçada.
>
*Skuld- uma das três Nornas, de cabeça coberta e carapuça - possui um pergaminho e é a responsável pelo futuro e destino
*? - uma das três Matres, de cabeça coberta - possui um pergaminho diante de si
>
Os germânicos e gauleses, viveram séculos de vizinhança pré e pós romana, e não me parece tolice, conforme a iconografia mostra, que uma das matres seja responsável pelo destino.
Que acham?
Inté!
:m:d:
:pb:
(Segunda-Feira, 9 de Maio de 2011)
Saudações!
Fiz algumas pequenas correções (vejam no fórum: "religião e costumes" > "religião e costumes" > "deuses e deusas") e de uma delas, me veio umas idéias que gostaria de compartilhar aqui:
Sobre as Matres/Matronás.
De fato, acabo de constatar que tais deusas foram pancélticas: adoradas da Gália, Britônia e na Ibéria (da Celtibéria, a Galécia, a Lusitânia e a Bética-Vetônia). Na Ibéria num relevo encontrado na atual região de Orense, Galícia, as deusas são apresentadas em três: http://www.eda-bea.es/helper/img_wrapper.php?copy=+http%3A%2F%2Fwww.uwm.edu%2FDept%2Fceltic%2Fekeltoi%2Fvolumes%2Fvol6%2F6_6%2Fimages%2Ffig07_300.jpg&img=18693.jpg
No verso da ara, há duas figuras humanóides (e o que parece ser uma cabeça humana junto ao chão, no meio das duas) em gestos que eu (EU) identificaria como um tipo de variação de umas imagens do sul da Ibéria para a proteção da gravidez: mão esquerda fechada, braço curvado sobre o busto, braço direito estendido por sobre a barriga e mão aberta em direção ao ventre - neste caso galaico, temo um dos braços (talvez o direito) estendido sobre a barriga (meio que segurando o barrigão) e o outro braço estendido para o lado (em sinal de saudação?). Faria todo sentido: a ara fora construída como ex-voto, vejamos:
MATRI[BVS]·CIVITA[TIS]·(PR[O])
AMACE·AVI[TE]
TACIVS·ET·TA[PILA]
TAPILA·TACIV[S]
V[OTVM]·S[OLVERVNT]·L[IBENTES]·(M[ERITO])
Ou seja:
"às Mães da Cidade, em favor de Amax/Amacis¹ hereditária/antiga. Tacius e Tapila, Tapila e Tacius solveram o voto de boa mente pelo mérito (das deusas)"
---
¹fico suspeitando da transcrição, por exemplo, poderíamos ter ao invés de um nome próprio "Amax/Amacis" tivéssemos "amícé", "amaté"...
Um voto feito em favor da continuidade hereditária - fecundidade, boa gestação e bom nascimento - da tal Amax, feita por Tapila e Tacius (prováveis interessados - pais da dita cuja?).
Na Ibéria, pois, foram adoradas nas seguintes localidades: http://eda-bea.es/pub/list.php?refpage=%252Fpub%252Fsearch_select.php&quicksearch=matribv
---------------------
Analisando algumas das imagens mais famosas, como...
...a das Aufaniae:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/AUFAN1.jpg
E essa:
http://www.livius.org/a/1/germania/matres.jpg
Ou ainda:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Bibracte_Deesses.jpg
É de se pensar, principalmente pela imagem dos Bribactes (a que melhor distingue diferenças entre as 3), que cada uma das três Mães tenha uma função específica.
1. Mãe com criança no colo - com roupa composta de mulher casada, seio direito à mostra para amamentar a criança, cabelos trançados presos e parcialmente cobertos (moda de mulher casada, também bem composta).
2. Mãe com pergaminho no colo (hoje a faríamos com um laptop... ok, desculpe a piadinha) - também com o seio direito à mostra, roupa composta de mulher casada e cabelo todo coberto, o que pode indicar basicamente duas coisas: velhice ou queda de cabelo (que no mundo antigo, também se relaciona a velhice...)
3. Mãe com pátera/vasilhame e outro objeto não claramente identificado - também vestida como mãe de família/casada, bem composta, seio direito também a mostra e cabelo similar ao da primeira mãe. Talvez seja representada grávida:
http://jblstatue.com/pictures/t_matronae.jpg
Ora, o que isto nos diz?
1. deusa Mãe associada à amamentação, nutrição, criação dos filhos e a.
2. deusa Mãe associada as virtudes morais da esposa, talvez a educação e penso que, provavelmente, ao destino pessoal, morte e outromundo.
3. deusa Mãe associada ao bem estar doméstico, prosperidade e felicidade conjugal - daí também estar associada à gestação, geração e fecundidade reprodutiva feminina.
Um Wiccano, poderia tentar encaixá-las no modelo Donzela-Mãe-Anciã: boa sorte.
Neste sentido, as Matres ou Matronás, devem ter sido cultuadas não só no âmbito doméstico (estou falando de generalidades, em alguns povos majoritariamente, noutros nem tanto), mas no tribal (temos uma inscrição na Galícia dedicada às Matres Callaecas - as mães dos Callaecos) também, além do fenomenológico (novamente, talvez mais entre alguns povos e menos entre outros) - a julgar pelas cestas com alimentos e frutas, símbolos da fartura e prosperidade da terra. E claro, por que não, aos destinos pessoais... o aspecto tríplice de mulheres maduras ecoa as Nornas germânicas, as Moirai gregas...
Em relação as germânicas, há algo interessante: uma delas (Skuld, se não me falha a memória) é a responsável pelo futuro - e a mais diretamente responsável pelo destino do que existe - e possui um pergaminho, além de viver de cabeça coberta/encarapuçada.
>
*Skuld- uma das três Nornas, de cabeça coberta e carapuça - possui um pergaminho e é a responsável pelo futuro e destino
*? - uma das três Matres, de cabeça coberta - possui um pergaminho diante de si
>
Os germânicos e gauleses, viveram séculos de vizinhança pré e pós romana, e não me parece tolice, conforme a iconografia mostra, que uma das matres seja responsável pelo destino.
Que acham?
Inté!
:m:d:
:pb:
Re: Matres (originário da lista Recons IberoCeltica)
Da autoria de M. Diniz Nemetios
(Segunda-Feira, 9 de Maio de 2011)
Uma pequena correção:
MATRI[BVS]·CIVITA[TIS]·(PR[O])
AMACE·AVI[TA]¹
TACIVS·ET·TA[PILA]
===
TAPILA·TACIV[S]
V[OTVM]·S[OLVERVNT]·L[IBENTES]·(M[ERITO])
Ou seja:
"às Mães da Cidade, em favor de Amax hereditária. Tacius e Tapila." no outro lado se tem escrito: "Tapila e Tacius solveram o voto de boa mente pelo mérito (das deusas)"
---
¹AVI[TA] "hereditária, antiga" - "herdeira"? ou ainda poderia ser de AVI[A] "abandonada" - em ambos os casos seria um ablativo singular (feminino) concordando com AMACE, isto mudaria o sentido - a tal Amax teria sido entregue para ser criada por outra pessoa, sob as bênçãos das Matres. Mas acho que o primeiro sentido é mais provável.
Daí que as duas pessoas representadas no verso da ara sejam, provavelmente os próprios Tapilá e Tacius, e cabeça humanóide no chão seja, talvez, a filha favorecida Amax.
As outras inscrições na zona Galaica e Lusitana são mais simples e diretas. Confiram que as acrescentei nas listas do fórum .
Inté!
:m:d:
:pb:
(Segunda-Feira, 9 de Maio de 2011)
Uma pequena correção:
MATRI[BVS]·CIVITA[TIS]·(PR[O])
AMACE·AVI[TA]¹
TACIVS·ET·TA[PILA]
===
TAPILA·TACIV[S]
V[OTVM]·S[OLVERVNT]·L[IBENTES]·(M[ERITO])
Ou seja:
"às Mães da Cidade, em favor de Amax hereditária. Tacius e Tapila." no outro lado se tem escrito: "Tapila e Tacius solveram o voto de boa mente pelo mérito (das deusas)"
---
¹AVI[TA] "hereditária, antiga" - "herdeira"? ou ainda poderia ser de AVI[A] "abandonada" - em ambos os casos seria um ablativo singular (feminino) concordando com AMACE, isto mudaria o sentido - a tal Amax teria sido entregue para ser criada por outra pessoa, sob as bênçãos das Matres. Mas acho que o primeiro sentido é mais provável.
Daí que as duas pessoas representadas no verso da ara sejam, provavelmente os próprios Tapilá e Tacius, e cabeça humanóide no chão seja, talvez, a filha favorecida Amax.
As outras inscrições na zona Galaica e Lusitana são mais simples e diretas. Confiram que as acrescentei nas listas do fórum .
Inté!
:m:d:
:pb:
Re: Matres (originário da lista Recons IberoCeltica)
Nota (minha): Este texto sobre as Matres supostamente deveria estar aqui no fórum, mas aparentemente desapareceu. Assim sendo resolvi postá-lo de novo, devidamente classificado, para fazer "companhia" ao texto sobre os Gémeos Divinos. Caso este texto relativo às Matres tenha sido propositadamente apagado, peço desculpa.
Re: Matres (originário da lista Recons IberoCeltica)
Ótimo Manuel!!!
Agradeço muito! Que me lembre tal texto não fora postado aqui não.
Agradeço muito! Que me lembre tal texto não fora postado aqui não.
Re: Matres (originário da lista Recons IberoCeltica)
De nada! Os links da lista faziam ligação para a secção "Deuses e Deusas"... talvez tenhas planeado passá-lo para cá e te tenhas esquecido.
Tópicos semelhantes
» Solstício de Inverno (originário da lista Recons-IberoCeltica)
» Gêmeos Dvinos na Ibéria (originário da lista Recons IberoCeltica)
» Solstício de Verão (originário da lista Recons-IberoCeltica)
» "Mito da Criação" (originário da lista Recons Iberoceltica)
» Ambivolciā / Ambiuolkiā (originário da lista Recons IberoCeltica)
» Gêmeos Dvinos na Ibéria (originário da lista Recons IberoCeltica)
» Solstício de Verão (originário da lista Recons-IberoCeltica)
» "Mito da Criação" (originário da lista Recons Iberoceltica)
» Ambivolciā / Ambiuolkiā (originário da lista Recons IberoCeltica)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos