Lugunassadis - Lugunassatis doméstico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lugunassadis - Lugunassatis doméstico

Mensagem  M· Diniz Nemetios em Seg Jan 23, 2012 10:59 am

Saudações.

Primeiramente, antes de prosseguir, é necessário ler [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]. Esta festa é complicada de ser "reproduzida" em escala doméstica, daí que visarei apenas traçar considerações gerais que podem ser feitas. No geral, este rito seria interessante apenas caso seja inviável um rito comunitário em espaço aberto e mais amplo.

Esboço geral.

  • Executar "jogos" no espaço doméstico é complicado, ao menos que se faça algo mais a nível simbólico e com jogos mentais (ou um torneio em partidas de videogame, quiçá); no geral, o propósito seria chegar a um "campeão" que seria homenageado domesticamente. Mas talvez este aspecto do rito comunitário não seja tão compatível assim com uma reprodução doméstico. Sinceramente, deixo isto em aberto e peço sugestões.
  • Enfeite e preparo da casa na véspera, especialmente do altar doméstico. As pessoas da casa e participantes em geral, poderiam trazer itens representativos de suas "colheitas" pessoais para serem empoderados.
  • Pela manhã cedo, organizar as coisas do rito e iniciar preparação de uma refeição/almoço especial em honra dos deuses da ocasião, após o rito.
  • Os familiares são reunidos, o chefe da casa assume a função de oficiante, purificados (por ablução ou fumigação), assim como o ambiente doméstico onde o rito será executado (caso seja no altar doméstico, não é necessário)¹; o Fogo Sagrado é acesso (talvez tenha de ser em menor escala, e ser em local ventilado na casa) e são feitas oferendas primiciais aos Ancestrais e Entidades Locais (neste caso, seria mais o que os romanos chamaram de Lares).
  • Antes dos sacrifícios em si, pode haver o conto dos feitos do deus da ocasião, ou mesmo um desenrolar simbólico por música, encenação (em escala de bonecos, ou algo assim), etc. Ou simplesmente um discurso sobre o significado da festividade e da importância do rito. Os sacrifícios principais são executados, assim como os hinos aos deuses da ocasião (as mesmas considerações sobre o depósito das oferendas no rito comunitário, ver lá) - sendo pois o rito em si.
  • Augúrios são tomados pela aceitação das oferendas, e são catalizados as bênçãos divinas (caso haja um lança na casa, esta pode ser utilizada neste momento - talvez mesmo uma espada), abençoado os manjares, o "campeão" (caso haja), os demais familiares e presentes, assim como são abençoados os itens pessoais (representativos das "colheitas"); aqui também pode haver o espaço da tomada de votos e promessas/juramentos diante dos familiares e dos deuses.
  • São realizados os agradecimentos aos deuses da ocasião, aos ancestrais e as entidade locais. E o rito é terminado.
  • O almoço/manjar doméstico especial é iniciado, com direito a porção do campeão (caso haja), e rodada de brindes em honra aos deuses.
  • Ao final é libado as divindades, à justiça, honra e à virtude familiar. É organizados os espaços, dado fins adequados as oferendas (caso ainda não tenha sido dado), etc.


-----
¹Neste caso, de antemão o oficiante pode preparar metafisicamente o ambiente antes do rito, com altar próprio, etc.

Materiais, símbolos, detalhes, etc.

Grande parte dos detalhes, símbolos para enfeite etc. são já descritos no tópico para o rito comunitário. Aqui interessa, basicamente, apontar para a organização do espaço da casa, decoração (que também pode aproveitar cestos, palha e trigo, talvez uma cornucópia em chifre ou feita de palha, etc.), para o altar (que pode ser adornado com pequenas pedras amontoadas). Pode-se receber amigos e convidados, e isto pode ajudar na parte dos jogos, mas requer um maior planejamento do tempo e das atividades a serem feitas - não esquecendo da preparação do manjar.

Sugestões, dúvidas, críticas, por favor, posta aqui Wink

M· Diniz Nemetios
Administrador
Administrador

Mensagens : 297
Data de inscrição : 25/03/2011
Idade : 30
Localização : Lagoa Seca, Parahyba - Brasil

http://recons-iberoceltica.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum